.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

DADOS GERAIS

CONHEÇA UM POUCO SOBRE O MUNICÍPIO


População: 4.102
Área da unidade territorial (Km²): 116,481
Densidade demográfica (hab/Km²): 35,22
Gentílico: ilopolitano

Sinopse do Censo Demográfico 2010
População residente: 4.102 pessoas
População residente urbana: 2.207 pessoas
População residente rural: 1.895 pessoas

Homens na área urbana: 1.055 homens
Homens na área rural: 1.000 homens
Mulheres na área urbana: 1.152 mulheres
Mulheres na área rural: 895 mulheres



Localização:

O Município de Ilópolis está localizado na encosta superior nordeste do planalto meridional, nas bordaduras da serra geral, na região alta do vale do Taquari. Limitando-se com os municípios de Arvorezinha, Anta Gorda e Putinga.



Relevo e Hidrografia

O relevo do território Ilopolitano apresenta características comuns aos demais municípios localizados nas cercanias da serra geral. Sua formação rochosa tem predominância de rochas basálticas, sua topografia é colinosa, com altitude oscilando entre 600 e 800m.

A hidrografia do município é bastante simplificada, uma vez que não há rios dentro dos limites de seu território, havendo apenas ocorrência de arroios, sendo eles o arroio Pecca, arroio Cinco Voltas e arroio Tunas. Também existe a cerca de 1Km do centro da cidade, uma barragem artificial de 1.780m².



Clima:

O clima de Ilópolis está inserido na classificação que o define como subtropical temperado e úmido. O inverno costuma ser rigoroso, com possibilidades de geadas entre os meses de maio e setembro, onde as temperaturas mínimas absolutas muitas vezes são inferiores a 0ºC. Não é corriqueira em Ilópolis a ocorrência de estação seca, sendo que mesmo nos meses que integram o auge do verão a precipitação pluviométrica costuma ser regular.



Solo e Vegetação:

Embora existam sensíveis variações em pontos esparsos de seu território, predominam no município o solo argiloso, medianamente profundo, moderadamente drenado, mediamente suscetível à erosão, ligeiramente acido e de média fertilidade natural.

Originalmente a fisionomia do município era constituída por densas florestas tipo subtropical mista, consorciada com espécies recorrentes da antiga mata atlântica. As predominâncias são: araucária angusttifolia popularmente conhecida como Pinheiro Brasileiro ou Pinheiro do Paraná e também a erva mate Ilex paraguariensis, é bastante significativa a ocorrência de outras como xaxins, bromélias, canelas, cedros e ipês.



Comunidades:

Cinco Voltas, Monte Bérico, São Francisco, São Brás, Santo Antônio, Linha Tunas, Linha Pecca, Linha São João, Linha Gramadinho, Linha São Valentin, Linha São José, Linha Borges de Medeiros, Linha Santo Antão, Linha Jacó Panis, Linha Usina, Linha Maria Quitéria, Linha São Roque e Linha Terceira.


.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Ilópolis - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.